A soltura de fogos de artifício com estampido voltou a chamar a atenção em Pará de Minas. Na noite deste domingo (25), a equipe de jornalismo da Rádio Santa Cruz registrou o uso desse tipo de artefato no canteiro central da Avenida Presidente Vargas, em frente à emissora. Após a soltura, embalagens e caixas dos fogos foram deixadas no local.
A Guarda Civil Municipal também foi acionada para atender a ocorrências envolvendo fogos com estampido em diferentes pontos da cidade. No entanto, devido à aglomeração de pessoas, os agentes não conseguiram identificar os responsáveis pela soltura dos artefatos, prática que contraria a legislação municipal.
A GCM realizou orientações, mas ninguém foi preso ou autuado pelas ocorrências. Em Pará de Minas, está em vigor o Projeto de Lei número 161, de 2025, de autoria da vereadora Camila Mão Amiga, que amplia as restrições ao uso e à comercialização de fogos de artifício com estampido no município.
A legislação tem como objetivo proteger a saúde pública, o meio ambiente e o bem-estar animal, reduzindo os impactos provocados pelo barulho excessivo. Entre os grupos mais afetados estão pessoas com Transtorno do Espectro Autista, o TEA, idosos, pessoas acamadas e animais, que podem sofrer com o ruído provocado pelos fogos.
Foto: Jornalismo/Rádio Santa Cruz FM