Faltando menos de três meses para a tradicional festa de Nossa Senhora da Conceição, no município de Conceição do Pará, os romeiros já se mobilizam em torno das reivindicações dirigidas aos organizadores.
É um dos maiores eventos realizados pela Diocese de Divinópolis e costuma reunir milhares de pessoas de várias cidades da região. A festa acontece no dia 8 de dezembro, registrando grande movimentação de romeiros o tempo todo.
Um dos trechos que mais registram a presença de fieis, principalmente os que vão até Conceição do Pará a pé é o que liga Pará de Minas a Brumado, distrito de Pitangui, passando pela BR-352. O outro trecho vai de Brumado a Conceição do Pará, pela MG-423.
O problema é que os romeiros acabam disputando espaço com os veículos, já que quase não existe acostamento. A situação preocupa muita gente, sobretudo por causa dos vários relatos de acidentes nesses trechos, envolvendo pedestres.
Atento a essa realidade, o servidor público Geraldo Guimarães, que mora em Itaúna, defende uma medida eficaz por parte das autoridades de segurança. Ele pede uma sinalização mais reforçada no dia e até sugere que sitiantes e fazendeiros reservem uma faixa de terra junto às suas cercas, para a passagem dos romeiros.
Vale lembrar que Nossa Senhora da Conceição é padroeira da Diocese de Divinópolis, fato que acaba atraindo ainda mais pessoas para a celebração do dia 8 de dezembro.