Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Sai o balanço da Receita Federal sobre o IR em Pará de Minas: declarações surpreenderam

07/06/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

A agência da Receita Federal de Pará de Minas divulgou o balanço de mais uma temporada de entrega das declarações do Imposto de Renda. Ao todo, 15.134 contribuintes realizaram o procedimento dentro do prazo, que terminou no, dia 31 de maio.

Esse número representa aumento de quase 9% na comparação com a quantidade de declarações entregues em 2020, dentro do prazo estabelecido pelo Fisco. De acordo com o responsável pela agência local, Luciano Mendonça, o quantitativo superou a expectativa do órgão, assim como aconteceu no cenário nacional.

Com relação às declarações entregues após a data limite, até agora são menos de 50 em Pará de Minas. E como se sabe, esses contribuintes estão sujeitos a penalidade pela perda do prazo. 

Quem perdeu o prazo para envio da declaração terá que baixar o programa da Receita Federal e mandar o documento normalmente. Assim que emitir a declaração, o contribuinte receberá a "notificação de lançamento de multa" e a Darf da multa, com 30 dias para efetuar o pagamento e regularizar a situação.

A Receita lembra ainda que, além da penalidade, o contribuinte pode ficar com restrições no CPF, sendo impedido de contratar empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até prestar concurso público até se acertar com o órgão. 

Com relação aos lotes de restituição, Luciano Mendonça informou que o primeiro já foi pago e o próximo deverá ser divulgado em breve. Para acompanhar as datas de liberações, assim como outras informações relacionadas à declaração, a orientação é verificar o site oficial da Receita, na aba “Meu Imposto de Renda”.

Com relação aos números nacionais, a Receita Federal informou que recebeu mais de 34 milhões de declarações do Imposto de Renda 2021, sendo que pouco mais de 3 milhões foram em Minas Gerais.

Assim como em edições anteriores, nos últimos dias para o envio o sistema do Fisco ficou congestionado e nas 24 horas finais foram recebidas mais de 2.500 declarações por minuto.

Quando à destinação de parte do Imposto de Renda devido para os Fundos da Criança e do Idoso, os números ainda serão divulgados pela Receita Federal. Contudo, vale destacar que, a doação não é feita apenas no ato da declaração, mas pode acontecer a qualquer época do ano e informada na declaração seguinte.

Fotos: Amilton Maciel e Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis