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Mais um golpe contra segurados do INSS: revisão do benefício

01/09/2021
id="thumb66372" title="Mais um golpe contra segurados do INSS: revisão do benefício" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/d62cb-inss.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb66372' } )"> Highslide JS

Se você é aposentado ou pensionista do INSS, atenção! Criminosos estão usando o nome do Instituto Nacional do Seguro Social para aplicar o golpe da revisão de benefício. A reportagem do Jornal da Manhã recebeu o alerta de uma aposentada de Pará de Minas, que prefere não ter a identidade revelada publicamente. Ela foi vítima da ação criminosa, mas percebeu logo que se tratava de um golpe e não teve prejuízos.

A ligação começou com uma pessoa se passando por servidora do INSS. Ela justificou o contato dizendo que era para renovar as informações cadastrais da aposentada, para que a mesma continuasse recebendo os benefícios. A vítima começou a desconfiar da ação quando foi informada que precisaria repassar alguns dados para atualizar o cadastro e enviar um novo cartão, algo que o INSS não trabalha.

Em seguida ouviu que sem a renovação o benefício seria suspenso por 90 dias. 
Ao perceber mais claramente a situação, a aposentada desligou o telefone e imediatamente registrou um boletim de ocorrência na Polícia Militar. Esse tipo de ação é comum envolvendo o nome da Previdência Social. Em seu próprio site, o órgão lista algumas dicas para que os cidadãos não caiam nos golpes.

Entre elas, o INSS informa que nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos. 
O instituto também pede que os beneficiários mantenham atualizados os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço através do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Outra orientação é que o INSS nunca envia links nem pede documentos pelo SMS, que são as mensagens de texto.

Se mesmo assim você cair em golpe, registre um boletim de ocorrências e comunique aos órgãos envolvidos, no caso o INSS e algum banco em que recebe o benefício, por exemplo.

Foto: Reprodução/INSS



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