Se você é aposentado ou pensionista do INSS, atenção! Criminosos estão usando o nome do Instituto Nacional do Seguro Social para aplicar o golpe da revisão de benefício. A reportagem do Jornal da Manhã recebeu o alerta de uma aposentada de Pará de Minas, que prefere não ter a identidade revelada publicamente. Ela foi vítima da ação criminosa, mas percebeu logo que se tratava de um golpe e não teve prejuízos.
A ligação começou com uma pessoa se passando por servidora do INSS. Ela justificou o contato dizendo que era para renovar as informações cadastrais da aposentada, para que a mesma continuasse recebendo os benefícios. A vítima começou a desconfiar da ação quando foi informada que precisaria repassar alguns dados para atualizar o cadastro e enviar um novo cartão, algo que o INSS não trabalha.
Em seguida ouviu que sem a renovação o benefício seria suspenso por 90 dias. Ao perceber mais claramente a situação, a aposentada desligou o telefone e imediatamente registrou um boletim de ocorrência na Polícia Militar. Esse tipo de ação é comum envolvendo o nome da Previdência Social. Em seu próprio site, o órgão lista algumas dicas para que os cidadãos não caiam nos golpes.
Entre elas, o INSS informa que nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos. O instituto também pede que os beneficiários mantenham atualizados os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço através do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Outra orientação é que o INSS nunca envia links nem pede documentos pelo SMS, que são as mensagens de texto.
Se mesmo assim você cair em golpe, registre um boletim de ocorrências e comunique aos órgãos envolvidos, no caso o INSS e algum banco em que recebe o benefício, por exemplo.
Foto: Reprodução/INSSHá 0 comentários. Comente essa notícia.