Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Disparada da violência contra os idosos assusta

27/11/2021

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

A violência contra o idoso é um problema social que se intensificou ao longo da pandemia. Segundo a plataforma Disque 100, com o isolamento social imposto pela crise sanitária o índice de violência aumentou 53% na comparação com 2019, com mais de 77 mil notificações. 

Já em 2021, somente no primeiro semestre, foram mais de 37 mil denúncias, sendo a maioria delas, cerca de 29 mil, relacionadas à violência física. A maior parte das vítimas tem entre 70 e 74 anos e 68% são do sexo feminino As ocorrências mais frequentes são maus tratos, exposição a risco à saúde e constrangimento.

Infelizmente, muitas situações acontecem no ambiente familiar. Segundo o Disque 100, 47% dos agressores são os filhos. Pará de Minas registrou mais uma situação dessas no bairro Santos Dumont, onde Seu Antônio José Leandro da Silva, de 71 anos, foi agredido.

Ele procurou o Jornal da Manhã para relatar que foi vítima de agressões verbais e físicas dentro de casa. Seu Antônio já procurou as autoridades e espera que as providências sejam tomadas, mas quer alertar a sociedade para que esses casos sejam denunciados.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais está discutindo um projeto de Lei para criação do Junho Violeta, campanha de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. A proposta ainda está tramitando pelas comissões da Casa.   

O Estatuto do Idoso descreve a violência contra o idoso como qualquer ação ou omissão, praticada em local público ou privado, que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.   

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: pixabay.com



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis