Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Entram em vigor as novas regras do Código de Trânsito

29/04/2022
id="thumb69732" title="Entram em vigor as novas regras do Código de Trânsito" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/387d0-carteira-motorista.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb69732' } )"> Highslide JS

Já estão em vigor as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Instituídas a partir da Lei n° 14.229/2021, publicada em outubro. As que entram em vigor agora tratam do excesso de peso, sanções para empresas e mudanças no processo de suspensão e cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A primeira regra é referente à multa por excesso de peso aos transportes de cargas. A infração foi flexibilizada com a mudança do artigo 99 do CTB e prevê que “somente poderá haver autuação, por ocasião da pesagem do veículo, quando o veículo ou a combinação de veículos ultrapassar os limites fixados, acrescidos da respectiva tolerância". 

Além disso, o fabricante do veículo deve mostrar, em lugar visível e no Renavam, o limite técnico de peso por eixo, na forma definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A outra mudança determina que as empresas que possuem veículos deverão pagar mais pelas multas que receberem quando não houver indicação do condutor infrator. 

Nesse caso, a lei estabelece que “será lavrada nova multa ao proprietário do veículo, mantida a originada pela infração, cujo valor será igual a duas vezes o da multa originária”. E também está em vigor a regra que trata do efeito suspensivo obrigatório.

A partir de agora, durante processos administrativos de suspensão ou cassação, o motorista não poderá ter a CNH bloqueada, nem ser impedido de fazer a renovação do documento, caso esteja em tempo. Esse efeito suspensivo da penalidade já existia, mas ocorria somente se o condutor solicitasse.

Foto Ilustrativa: Rafael Cezar/Rádio Stilo FM



Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis