Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Polícia Civil abre mais uma frente contra a violência da mulher: chegou o programa Chame a Frida

14/03/2024
id="thumb79571" title="Polícia Civil abre mais uma frente contra a violência da mulher: chegou o programa Chame a Frida" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/7d1ff-pcmg-1-.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb79571' } )"> Highslide JS

A Polícia Civil de Minas Gerais está reforçando sua atuação de combate à violência doméstica e familiar. A nova frente de trabalho está no lançamento do projeto Chame a Frida. É uma ferramenta que consiste em uma assistente virtual, que foi criada pera acolher, orientar e socorrer as vítimas.

O projeto está em caráter experimental e nesta fase já atende aos municípios de Pará de Minas, Divinópolis, Bom Despacho, Formiga e Nova Serrana. 
Na prática, a mulher inicia uma conversa e, de forma automática, são realizados o acolhimento e o esclarecimento das principais dúvidas. A atendente virtual Frida ainda pode fazer uma avaliação preliminar do risco, direcionar ou acionar a polícia, além de apresentar serviços disponíveis.

Por meio do atendimento, também é possível agendar horário para comparecimento a uma unidade policial, programar a realização do exame de corpo de delito, obter informações sobre a Lei Maria da Penha e medidas necessárias em caso de violência, além de orientações acerca de procedimentos legais e de proteção.

Sempre que necessário, a mulher é direcionada para falar diretamente com um policial civil. A expectativa das autoridades é a melhor possível, porque o projeto Chame a Frida é um canal de denúncia fácil, célere e discreto, permitindo que as vítimas se sintam mais seguras para buscar ajuda.

Durante a cerimônia de lançamento a delegada regional de Nova Serrana, Angelita Soares, ficou emocionada ao recordar a complexidade do cotidiano dos profissionais que lidam com mulheres vítimas de violência doméstica.

Disse que a missão é árdua para que os agressores sejam responsabilizados. O Delegado Regional da Polícia Civil em Pará de Minas, Éderson Gonçalves da Silva, também está confiante no projeto:
Doutor Éderson conta que o projeto nasceu por iniciativa de uma servidora da Polícia Civil.
Já a vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, abordou a relevância da luta pelos direitos das mulheres, dizendo que esta ferramenta vai facilitar a iniciativa daquelas que hesitam em denunciar parceiros.

A deputada estadual Lohana França foi outra presença de destaque no evento e classificou o Chame a Frida como um projeto que vai além da política pública. Na opinião dela, é um chamado à consciência coletiva, à solidariedade e também uma ação conjunta para erradicar a violência contra a mulher.

Para fazer contato com o Chame a Frida a pessoa deve enviar mensagens de WhatsApp para os seguintes números: Divinópolis (31) 98428-8728, Bom Despacho (31) 98402-8293, Pará de Minas (31) 98482-4818, Formiga (31) 98471-6323 e Nova Serrana (31) 98480-8697.

O destaque desses números fica no prefixo. Até então, os municípios da região atendimento pelo 37 e, aos poucos, o código vai migrando para o 31, como tem acontecido com vários serviços públicos.

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e PCMG/Divulgação



Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis