Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Especialistas reconhecem como ponto de partida as novas normas de proteção dos menores às redes sociais

06/05/2024
id="thumb80276" title="Especialistas reconhecem como ponto de partida as novas normas de proteção dos menores às redes sociais " target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/ac7a1-imagem-do-whatsapp-de-2024-05-06-a-s-09.03.14_9d4a8e6f.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb80276' } )"> Highslide JS

Na tentativa de regulamentar e garantir a segurança de crianças e adolescentes frente ao mundo digital, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania publicou uma resolução estabelecendo os princípios básicos de proteção deste público nas plataformas.

Segundo o texto, o acesso aos conteúdos e serviços em ambiente digital deve ser garantido a todos os menores de 18 anos, e a efetivação desse direito é de responsabilidade compartilhada do poder público, famílias, sociedade e empresas provedoras de produtos e serviços digitais.

Entre outros pontos, a resolução prevê que, nesses locais, crianças e adolescentes têm direitos como o desenvolvimento da personalidade, liberdade de expressão e exercício da cidadania, com a garantia da proteção de seus dados. A norma também destaca a proteção contra toda forma de negligência, discriminação, violência e exploração.

Para Mayara Carvalho Martins, psicopedagoga, a legislação é um ponto de partida para uma discussão maior e necessária sobre o acesso do público mais jovem às redes. Segundo ela, não há como escapar da tecnologia:
A resolução do ministério também estabelece que as autoridades públicas e os provedores de produtos e serviços digitais devem difundir informações sobre o uso saudável, seguro e apropriado dos ambientes digitais. 

Além disso, as empresas de tecnologia devem desenvolver mecanismos de proteção e prevenção de violações para quanto a ação de influenciadores, streamers, gamers, entre outras pessoas que reúnem grande grupo de seguidores. 

A psicopedagoga reconhece que os desafios são muitos, mas há um grau de atenção ainda maior para os pais e responsáveis sobre o monitoramento e controle do acesso às redes.
Mayara Martins admite que a rotina corrida de muitas famílias é um obstáculo nesse acompanhamento, mas ela deixa um recado valioso para quem usa essa situação como justificativa.
Após a publicação da resolução, o governo agora tem até julho para desenvolver a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente no Ambiente Digital. 

Esse documento compreenderá ações conjuntas para enfrentamento e erradicação de todos os tipos de violência, abuso e exploração no ambiente digital, além de promover o uso equilibrado e positivo de equipamentos e a inclusão digital.

Fotos: Arquivo Pessoal (Mayara) e Valter Campanato/Agência Brasil



Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis