Com a baixa umidade do ar e as altas temperaturas registradas em todo o Estado, a Secretaria de Educação de Minas Gerais publicou orientações importantes para assegurar a saúde e o conforto dos estudantes.
As recomendações foram encaminhadas às Superintendências Regionais de Ensino que, por sua vez, estão distribuindo o conteúdo para todas as instituições de ensino.
A pretensão da cartilha é minimizar os impactos do calor intenso e manter a qualidade das atividades educacionais. Ela inclui medidas preventivas e recomendações úteis para este período.
A subsecretária de Articulação Educacional, Cláudia Lara, esclarece que as orientações são fundamentais para garantir um ambiente escolar saudável e confortável durante o calor intenso.
Entre as recomendações aparecem a hidratação adequada, incentivo ao consumo abundante de água ao longo do dia, opção por alimentos leves e ricos em água, como frutas e vegetais, e distância das comidas pesadas e muito quentes.
Manter as salas de aula bem ventiladas, com janelas e portas abertas e utilizando ventiladores ou ar-condicionado, quando for possível, a fim de manter um ambiente fresco, também fazem parte das recomendações.
As atividades ao ar livre devem ser evitadas nos períodos mais quentes, transferindo o exercício para as manhãs ou finais de tarde, sempre à sombra e em espaços com ventilação natural.
Quanto às roupas, a Secretaria de Educação aconselha o uso de peças leves, de cores claras e em tecidos que permitam a transpiração. Também autoriza o uso bonés ou chapéus para proteção solar durante atividades ao ar livre.
Acesse a cartilha completa
Foto: educacao.mg.gov.br
Há 0 comentários. Comente essa notícia.