Os eventos climáticos que vêm afetando o país já estão influenciando os preços do varejo de hortifrutigranjeiros. Tanto o frio quanto o calor não vieram quando eram esperados ou com a frequência aguardada, dificultando o planejamento do produtor rural.
Com a dificuldade no plantio, a oferta de diversos produtos fica reduzida, refletindo no bolso do consumidor, que já sente a alta dos preços na hora de comprar frutas, verduras e legumes.
Consumidores como Cida e Maria Helena vão sempre ao sacolão e com os valores altos, têm diminuído a quantidade das compras que levam pra casa.
A pressão sobre os preços afeta mais os cítricos, como laranjas e limões, que têm clima seco e instável como condições que podem impactar a produtividade e afetar o tempo de colheita. De acordo com Carla Cristina Aparecida Lucas, funcionária do Hortmais, os sacolões já encontram dificuldade para oferecer produtos de boa qualidade aos clientes.
As hortaliças, tanto folhas como legumes, também sofrem esse impacto. O clima seco favorece a maturação e colheita dos produtos, mas é ruim para os ciclos de plantio e crescimento das plantas.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.