Um hábito que pode ajudar em uma alimentação saudável é a leitura dos rótulos dos alimentos. A informação é uma aliada da saúde e pode auxiliar na definição do que comprar, priorizando alimentos industrializados de melhor qualidade na composição. No entanto, essa prática não é feita com muita frequência na hora de comprar.
A rotulagem nutricional é uma importante estratégia para o consumo consciente, ao apresentar dados precisos e objetivos à população e tem como objetivo facilitar a comunicação entre os consumidores e as marcas.
Nos rótulos é possível identificar diversas informações importantes, como os ingredientes usados na fabricação do produto e detalhes nutricionais. É o que explica a nutricionista Anna Paula Amorim. Ela destaca que todas as informações sobre o produto estão no rótulo e podem ajudar muito o consumidor a fazer escolhas inteligentes.
As informações contidas nos rótulos dos produtos podem orientar o consumidor se as substâncias presentes naquele determinado alimento podem ou não ser consumidas. Anna Paula destaca que no caso dos diabéticos, é ainda mais importante observar no rótulo a indicação de açúcar, que pode aparecer de diversas formas.
No Brasil, a rotulagem nutricional surgiu na década de 1980 e hoje é obrigatória. A regulamentação é feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelo Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Os elementos obrigatórios dos rótulos são a denominação de venda, lista de ingredientes, conteúdo líquido, data de validade, lote, informações sobre o fabricante, origem, informação nutricional, informações alergênicas, instruções de uso e preparo, aditivos alimentares e declarações obrigatórias.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução Alexas_Fotos (píxabay.com)Há 0 comentários. Comente essa notícia.