Muito mais do que apenas uma arte, a música pode ser uma importante ferramenta terapêutica e a musicoterapia é a mais forte expressão das abordagens que têm se destacado nesse contexto.
É uma prática baseada em evidências científicas, que emprega elementos musicais, arte, saúde e neurociência para realizar as intervenções, estimulando e promovendo desenvolvimento dos pacientes.
Além da área da saúde, pode ser empregada para ajudar pessoas com dificuldades em relações interpessoais e também em empresas, auxiliando no aumento da produtividade do trabalhador. O tratamento é benéfico em todas as idades.
Implementados na cidade em 2022, os atendimentos musicoterapêuticos acontecem na Escola Municipal de Música Geraldinho do Cavaquinho.
A escolha pelo local foi feita pensando no bem estar dos atendidos, principalmente das crianças, como explica o musicoterapeuta Sérgio Antônio Lopes.
Sérgio Antônio
Sérgio reforçou os bons resultados do tratamento, principalmente em casos de crianças com alguma neurodivergência, que são a maioria do público atendido.
Sérgio Antônio
A musicoterapia também pode ajudar em casos de doenças adquiridas pela idade, como é o caso do Parkinson e Alzheimer. A terapia também trabalha memória, atenção, noção de tempo e espaço.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.