Os produtores rurais devem ficar atentos: a segunda fase da campanha de vacinação contra brucelose de 2024 termina no dia 31 de dezembro. As ações começaram em julho e os pecuaristas têm até o dia 10 de janeiro para declarar a imunização dos rebanhos de bovinos e bubalinos junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Devem ser vacinadas novilhas de 3 a 8 meses. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento preconiza um percentual mínimo a ser atingido de 80% de bezerras imunizadas. Pará de Minas tem atingido esse percentual, com aproximadamente 90% dos rebanhos vacinados.
Entretanto, o coordenador do escritório do Ima em Pará de Minas, Lucas Silva Jardim, alerta para que os produtores rurais regularizem a vacinação dos animais o mais rápido possível, garantindo os bons números de imunização na região. Até o momento, em torno de 300 produtores ainda não comprovaram a vacinação dos rebanhos ao Instituto.
Lucas Silva Jardim
Minas Gerais é o maior produtor de leite do Brasil, com mais de nove bilhões de litros por ano, razão pela qual o governo estadual é rigoroso com os cuidados sanitários dessa produção, já que a Brucelose pode ser transmitida ao ser humano por meio do consumo de leite não pasteurizado de animais infectados.
Ainda de acordo com Lucas, os prejuízos que o produtor pode vir a ter com a contaminação do rebanho por brucelose são muitos. Ele ressaltou a importância da prevenção a partir da vacinação.
Lucas Silva Jardim
Para mais informações sobre a campanha de vacinação, o novo contato do IMA é o 37 3237-0784.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.