O auditório da Fapam foi tomado por profissionais de saúde, servidores municipais, gestores, usuários do SUS, além de representantes de empresas e entidades de Pará de Minas.
Todo este público foi até lá para acompanhar e participar da 13ª Conferência Municipal de Saúde e da 2ª Conferência da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
Os eventos contaram com palestras abordando a saúde mental, políticas públicas de saúde e também o diagnóstico da situação da saúde no município de Pará de Minas.
O prefeito, Inácio Franco, acompanhou as conferências destacando a importância destes eventos para que a população aponte suas demandas para o serviço de saúde.
O secretário Municipal de Saúde, Gilberto Denoziro, também esteve presente e explicou sobre o funcionamento das conferências que se dedicam ao controle social e levantamento de propostas para o Plano Municipal de Saúde 2026-2029.
Maurício Rodrigues Nogueira, que é o presidente do Conselho Municipal de Saúde ficou satisfeito com a boa adesão do público diversificado e interessado nas politicas públicas de saúde. Ele também lembrou sobre a necessidade de elaboração de uma estratégia de trabalho no setor.
Uma das entidades representadas na Conferência foi a Apae de Pará de Minas. A educadora social, Maria Eduarda, conta que a associação realizou todo um trabalho preparatório junto aos seus assistidos.
No campo da saúde do trabalhador e da trabalhadora, várias empresas também enviaram representantes, como no caso da Matoso Carnes. A responsável pelo RH da empresa, Geisiane Moreira, falou sobre a importância deste trabalho para que os empregadores também se atentem para os temas relativos à saúde de seus colaboradores.
As propostas votadas e aprovadas durante as conferências devem ser divulgadas pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora já nos próximos dias.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.