De difícil diagnóstico, o câncer de ovário é o segundo tipo de tumor ginecológico mais comum entre as mulheres brasileiras, ficando atrás apenas do câncer do colo do útero. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que, neste ano, cerca de sete mil novos casos sejam diagnosticados no Brasil.
O cálculo acende o alerta sobre a saúde feminina, expondo um cenário preocupante de diagnósticos da doença. É que os sintomas, muitas vezes, são diagnosticados erradamente e assim chegam a ser confundidos com outras doenças menos graves, especialmente enfermidades gastrointestinais.
A médica ginecologista Andreisa Bilhar falou conosco, destacando a importância dos exames de rotina. É que o câncer de ovário muitas vezes passa despercebido por grande parte das mulheres:
Há fatores de risco para o câncer de ovário, mas as medidas recomendadas na prevenção da doença são simples: manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas. Também é recomendado que as mulheres visitem o ginecologista anualmente para exames de rotina e detecção precoce das alterações. Quanto antes for definido o diagnóstico, maiores as chances de reversão do quadro.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.