O uso de câmeras de monitoramento se popularizou, seja para proteção dos imóveis residenciais ou comerciais. No momento, também existe a tentativa de incorporação do equipamento ao uniforme dos policiais militares, a fim de garantir a segurança deles e evitar situações de abuso de autoridade.
E a novidade mais recente é sobre a utilização dos dispositivos dentro das cabines de caminhão, ônibus e outros veículos de uso profissional. As empresas vêm aderindo à tecnologia para monitorar os veículos, garantindo maior eficiência dos serviços e a segurança dos profissionais do volante.
O motorista Sidney Pereira, que transporta combustíveis há mais de seis anos, já considera a instalação do equipamento, diante dos perigos do transito nas rodovias brasileiras.
O instrutor de trânsito, Marcos Vinícius de Oliveira, também vê a novidade como positiva e torce para que um número cada vez maior de empresas passe a investir no monitoramento por imagem.
A tendência é mesmo de uma adesão maior desse tipo de monitoramento. Já existem, inclusive, empresas especializadas no desenvolvimento do sistema de videotelemetria. É a tecnologia utilizada pela Inteligência Artificial para identificar sinais de fadiga, uso de celular, distração e comportamentos de direção perigosa.
Ao detectar situações assim, o sistema emite alertas sonoros dentro da cabine, permitindo mudanças de comportamento em tempo real a fim de aumentar a segurança.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.