O feriado de ontem, comemorativo ao Dia da Independência, marcou o início de um mês desafiador para o comércio em Pará de Minas. É que os trabalhadores e lojistas ainda terão o dia 15, feriado municipal dedicado a Nossa Senhora da Piedade, e o dia 20, aniversário da cidade, que apesar de não ser feriado quebra a rotina devido ao ponto facultativo nas repartições públicas.
Alguns setores do varejo funcionam nessas datas, mas precisam seguir regras específicas, segundo alerta o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Fausto José Conceição Abreu.
Segundo ele, quando não há previsão na convenção coletiva da categoria, os empregadores devem procurar o sindicato para regularizar a situação.
Fausto também chama a atenção dos empresários para os próximos meses, lembrando que, além dos feriados de setembro, é importante planejar o funcionamento do comércio principalmente para o dia 20 de novembro.
E falando em trabalho no feriado, o Ministério do Trabalho e Emprego decidiu adiar para 1º de março de 2026 a vigência da portaria que altera as regras sobre o trabalho em feriados. A partir do ano que vem, supermercados, shoppings, atacadistas e o comércio em geral só poderão funcionar nessas datas mediante negociação por convenção coletiva, deixando de valer a autorização por simples acordo entre patrões e empregados.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.