Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Polícia Federal pede prisão do vice-prefeito de Itaúna por organização criminosa e corrupção

19/09/2025
id="thumb86906" title="Polícia Federal pede prisão do vice-prefeito de Itaúna por organização criminosa e corrupção" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/204f2-viatura-pf-divinopolis.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb86906' } )"> Highslide JS

O vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente de Itaúna, Hidelbrando Canabrava Rodrigues Neto (PL), teve prisão preventiva pedida pela Polícia Federal por suspeita de crimes como organização criminosa, corrupção ativa e lavagem de dinheiro, além de possível crime ambiental. 

O pedido faz parte da Operação Rejeito, deflagrada na última quarta-feira, que revela esquema de órgãos ambientais no estado em prol de mineração ilegal. 

Conforme representação criminal da Polícia Federal, Hidelbrando supostamente atuava no nível operacional de uma organização criminosa que utilizava possíveis empresas de fachada no setor de mineração. 

De acordo com a apuração da PF, Hidelbrando participava ativamente de um grupo de WhatsApp usado para tratar de atividades ilícitas e também era sócio da Brava Mineração. Ele aparece nas conversas interceptadas como articulador de ato de corrupção. 

A Justiça Federal determinou o sequestro e a indisponibilidade de todos os bens imóveis, apreensão, arresto e sequestro de veículo, além da suspensão das atividades da empresa Brava. 

Hidelbrando viajou para os Estados Unidos para um congresso, embora a Prefeitura de Itaúna tenha afirmado não ter conhecimento da participação dele no evento. Segundo um interlocutor, o afastamento para a viagem foi solicitado neste mês.

Em nota à imprensa, a prefeitura informou que ele foi exonerado de suas funções à frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente até que todas as circunstâncias sejam devidamente esclarecidas. 

A nota esclarece que o momento atual se refere a uma fase investigativa, sem qualquer condenação ou decisão judicial com trânsito em julgado. “O Sr. Hidelbrando Neto, como qualquer cidadão, tem garantido o direito constitucional à ampla defesa, ao contraditório e à presunção de inocência”.

A Prefeitura de Itaúna informou ainda que os fatos não têm qualquer relação com o exercício de Hidelbrando em suas funções públicas municipais, seja como vice-prefeito, seja como titular da referida pasta. “Trata-se, conforme amplamente divulgado, de investigação de natureza pessoal, alheia à administração pública municipal”. 

Foto Ilustrativa: Reprodução Polícia Federal



Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis