O período de cadastramento para o ingresso de alunos na rede pública de ensino de Minas Gerais em 2026 já tem data marcada.
O processo de cadastramento será realizado de amanhã a 14 de novembro, por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM), abrangendo as escolas municipais e estaduais.
Pais ou responsáveis pelos estudantes devem acessar o sistema, que está disponível no site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. Quem não tem acesso à internet pode buscar auxílio nas escolas, assim como na Secretaria Municipal de Educação ou até mesmo na Superintendência Regional de Ensino.
Para o cadastro, é necessário apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço e documentos do aluno. De acordo com a supervisora regional de Educação, Vanessa Campos, o SUCEM foi criado para facilitar o acesso às matrículas de toda a rede pública, além de garantir que os estudantes sejam direcionados para escolas próximas às suas residências.
Vanessa reforça a importância de preencher os dados dos alunos corretamente, principalmente o endereço, para garantir o encaminhamento adequado do estudante.
Já o secretário municipal de Educação, Marcos Aurélio dos Santos, lembra que o público alvo do cadastramento escolar abrange os alunos que vão mudar de etapa de aprendizagem.
Os alunos matriculados em unidades estaduais ou municipais e que não vão fazer a mudança no nível de ensino, já têm vaga garantida para o ano que vem. A rematrícula é automática, sendo feita pela própria instituição. Importante: a inscrição no SUCEM não significa matrícula imediata. A efetivação deve ocorrer em dezembro.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.