A demanda por serviços de saúde mental aumentou significativamente, impulsionada por maior conscientização sobre a importância do bem-estar psicológico e o diagnóstico de transtornos, como ansiedade e depressão.
Esta também é uma realidade de Pará de Minas, onde mais pessoas buscam apoio psicológico e psiquiátrico para lidar com o sofrimento mental.
A boa notícia é que a cidade agora conta com uma estrutura melhor para atendimento gratuito a esses pacientes. Nem todo mundo sabe, mas a rede de atendimento de Saúde Mental Álcool e Outras Drogas local é uma das melhores da região, servindo inclusive de exemplo na região.
Tanto é verdade que representantes de Campo Belo, Perdigão e outros dois municípios visitaram a estrutura. A coordenadora do setor, Rayane Couto, informou a eles sobre os vários equipamentos destinados à acolhida e ao tratamento de saúde mental.
Além dos Caps, o município conta com o Centro de Convivência em Saúde Mental e diversas atividades oferecidas às pessoas maiores de 18 anos.
Já a Residência Terapêutica é destinada às pessoas que ficaram internadas por dois anos ou mais em hospitais psiquiátricos e não têm apoio familiar. Existe, ainda, o atendimento psicológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Rayane lembra que todos os serviços são gratuitos, e explica como ter acesso a eles.
Ela reforça que a principal porta de entrada para os serviços de saúde do município são as UBSs. É lá, inclusive, que os pacientes têm acesso aos endereços e horários de funcionamento de todos os equipamentos da Saúde mental em Pará de Minas.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.