Já está em vigor em todo o estado de Minas Gerais o período de restrição à pesca de peixes nativos. É o chamado período da piracema, que visa a preservação das espécies durante o ciclo reprodutivo, quando os peixes sobem os rios em direção às nascentes para realizar a desova.
Até 28 de fevereiro de 2026 somente será permitida a pesca de espécies exóticas ou híbridas — aquelas introduzidas artificialmente em novos ecossistemas —, com limite diário de até três quilos por pescador, além de um exemplar.
E mesmo nas condições permitidas, os pescadores devem portar a carteira de pesca atualizada, que está disponível no site do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Além das restrições à pesca, esse período impõe obrigações a quem comercializa peixes. Pessoas físicas e jurídicas que exploram, industrializam ou armazenam pescado precisam estar regularmente cadastradas no IEF.
Foto Ilustrativa: Reprodução Engin_Akyurt (pixabay.com)Há 0 comentários. Comente essa notícia.