Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Novembro Azul reforça o alerta sobre uma das doenças que mais matam os homens

08/11/2025
id="thumb87718" title="Novembro Azul reforça o alerta sobre uma das doenças que mais matam os homens" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/90b46-azul.png" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb87718' } )"> Highslide JS

O mês de novembro marca o início de uma das campanhas de conscientização mais importantes do calendário da saúde: o Novembro Azul, movimento mundial dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa chama atenção para os cuidados com a saúde do homem e derruba tabus que ainda cercam o tema. 

Apesar dos avanços da medicina, o câncer de próstata continua sendo motivo de preocupação. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados 71.730 novos casos por ano entre 2023 e 2025, o que equivale a 67,86 casos a cada 100 mil homens. 

Esse é o tipo de câncer mais frequente na população masculina e o segundo que mais mata homens no país. Mas quando identificado em estágios iniciais, as chances de cura são altas, reforçando a importância do diagnóstico precoce. 

Tanto em Pará de Minas como em todo o país, profissionais da área reforçam a necessidade de romper com os estereótipos que ainda afastam muitos homens dos consultórios médicos. 

A psicóloga Ana Gabriela Barbosa Araújo reconhece que o autocuidado masculino ainda é um desafio, daí a relevância da campanha do Novembro Azul para estimular conversas sobre prevenção e saúde emocional. 

Muitos homens ainda resistem a procurar ajuda por acreditarem que isso demonstra fraqueza, mas se esquecem que cuidar de si mesmo é, na verdade, um gesto de responsabilidade e amor à vida.

Ações simples, como manter hábitos saudáveis, praticar exercícios físicos e check-ups periódicos, são fundamentais para viver bem por mais tempo. 
A informação é o melhor caminho para vencer o preconceito e procurar atendimento médico regularmente é essencial. O primeiro passo pode ser uma visita à unidade de saúde mais próxima, realizando exames para garantir mais qualidade de vida e longevidade.

Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Ministério da Saúde/Portal gov.br




Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis