Já entrou em vigor em Nova Serrana a lei municipal que se tornou conhecida na cidade como Lei Laudemir. Ela torna obrigatória a instalação de câmeras de monitoramento em todos os veículos utilizados na coleta de resíduos sólidos urbanos.
De autoria dos vereadores Breno Fonseca e Maycon Rodrigues, a lei foi criada para aumentar a segurança dos trabalhadores da coleta, permitindo também maior fiscalização ambiental e o monitoramento da qualidade dos serviços prestados.
A partir de agora, as empresas responsáveis pela coleta de lixo em Nova Serrana precisarão instalar câmeras de alta resolução, inclusive com visão noturna, em pontos estratégicos dos veículos.
A posição das câmeras precisará captar imagens das áreas de trabalho dos coletores e do processo de coleta. As imagens precisarão ficar armazenadas por 24 meses e o acesso a elas será restrito, dentro das normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
Ainda segundo a lei, o custo total da instalação e manutenção dos equipamentos será das próprias prestadores do serviço e o descumprimento vai acarretar em multas e procedimentos administrativos.
A Lei Laudemir recebeu este nome em homenagem ao gari que morreu em Belo Horizonte, assassinado por um empresário que ficou nervoso porque o caminhão de coleta estava atrapalhando o trânsito. Foi um dos crimes que mais revoltou os mineiros neste ano.
Foto Ilustrativa: Arquivo Jornalismo/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.