Pará de Minas concluiu mais uma importante etapa na qualificação dos profissionais da saúde. Ao todo, 39 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 34 Agentes de Combate às Endemias (ACE) participaram da formação oferecida por meio do Programa Mais Saúde com Agente, iniciativa realizada em parceria do Ministério da Saúde, com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o município.
É a segunda turma formada na cidade. Com a conclusão do curso, os profissionais são oficialmente reconhecidos como técnicos em Agente Comunitário de Saúde e em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias.
O curso, que tem duração média de 10 a 12 meses, é realizado na modalidade de ensino a distância, com atividades práticas, totalizando uma carga horária de 1.275 horas. Ao longo da capacitação, os agentes recebem conteúdos técnicos voltados para o cuidado integral, vigilância em saúde e fortalecimento do vínculo com a população.
Durante a solenidade, o secretário municipal de Saúde, Gilberto Denoziro, destacou a importância da capacitação como ferramenta essencial para a prevenção de doenças e o fortalecimento das ações desenvolvidas no município.
A preceptora do curso, Mariana Viegas, também destacou o impacto positivo da formação na rotina dos agentes, explicando que os conteúdos trabalhados auxiliam no acompanhamento mais eficaz dos pacientes e no enfrentamento dos desafios diários das comunidades.
Já a técnica em Agente Comunitário de Saúde, Vanessa Cristina da Silva, assimilou o curso como uma grande contribuição para ampliar o conhecimento técnico e aprimorar o cuidado com a população.
Por sua vez, o Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, Riclei de Souza, mesmo diante das dificuldades de conciliar trabalho, estudos e vida pessoal, afirmou que a formação foi de extrema importância.
A Prefeitura de Pará de Minas sinalizou que há previsão de novas turmas do programa, com o objetivo de capacitar 100% dos agentes do município.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.