Embora o período de maior propagação das doenças respiratórias, que acontece entre março a julho, já tenha passado, muita gente ainda está enfrentando o problema potencializado pelas mudanças climáticas, com alterações bruscas de temperatura, além da umidade do ar baixa e dos incêndios florestais.
Por causa disso, os órgãos de saúde continuam atentos ao surgimento de novos casos e ao agravamento de quadros respiratórios crônicos. Em Pará de Minas, a UPA 24h tem se dedicado à assistência e a recuperação desses pacientes durante a permanência na unidade.
Segundo a fisioterapeuta e referência técnica da unidade, Ana Carolina Silva Ferreira, o atendimento começa na chegada do paciente, e é realizado de forma integrada por diversos profissionais de saúde.
Já Stefanie Marques, que também é fisioterapeuta na UPA, chama atenção para a avaliação do quadro respiratório e o acompanhamento contínuo dos pacientes.
E elas também aproveitam o momento para reforçar medidas simples na prevenção diária: hidratação constante e atenção para que os ambientes de convivência e trabalho sejam arejados, com boa circulação de ar.
Reforçar o hábito da higienização das mãos também ajuda a reduzir a contaminação por superfícies de uso comum. Outra dica de ouro é manter o cartão de vacinas em dia. A imunização se apresenta como principal forma de evitar complicações graves.
Fotos: Prefeitura Municipal de Pará de MinasHá 0 comentários. Comente essa notícia.