O Ministério da Saúde ampliou a campanha de vacinação contra Covid-19, com a dose de reforço bivalente para toda a população acima de 18 anos de idade. Cerca de 97 milhões de brasileiros poderão ser vacinados.
Pode tomar a dose bivalente quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço. A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses. Quem está com dose em atraso pode procurar também as unidades de saúde.
O Ministério da Saúde ressalta que as vacinas têm segurança comprovada, são eficazes e evitam complicações decorrentes da Covid. A ampliação, segundo a pasta, tem o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo o país.
Os desafios em relação à cobertura vacinal continuam grandes no país, principalmente em algumas faixas etárias, como crianças menores de cinco anos. Atualmente, o Brasil só perde para os Estados Unidos no número de óbitos.
E o marco de 700 mil mortes no país veio acompanhado de uma mudança no perfil da mortalidade pela doença em comparação a outros períodos. Agora os óbitos estão acontecendo mais nas pessoas acima de 80 anos e imunossuprimidas. Um levantamento da Fiocruz também aponta uma mortalidade até três vezes maior em pessoas não vacinadas na comparação com aquelas que receberam as doses.
Foto Ilustrativa: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pará de Minas
Há 0 comentários. Comente essa notícia.