Mais um problema na drenagem pluvial que está sendo realizada na região central de Pará de Minas. Tubos da canalização foram danificados por uma máquina e o serviço terá de ser refeito em parte da obra, o que deve atrasar o andamento do cronograma.
O problema foi verificado na última semana, durante as chuvas, segundo apurou o Jornal da Manhã. Moradores das ruas Abaeté e Doutor Higino, na Várzea, perceberam que a água da canalização estava voltando para a rua por meio das caixas construídas para interligação do sistema.
A situação foi filmada e compartilhada nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver partes das duas ruas alagadas, o que deixou moradores preocupados, entre eles Milton Santana, que reside na Doutor Higino. Segundo ele, bastariam mais alguns minutos de chuva e a água entraria nas casas.
Para saber as causas do problema nossa reportagem entrou em contato com a Black Engenharia, responsável pela construção do novo sistema de drenagem pluvial.
A empresa informou que 10 tubos foram danificados por uma máquina que executava o desassoreamento do Ribeirão Paciência. Eles foram amassados, reduzindo o diâmetro de vazão da água e fazendo com que ela escapasse pelas caixas, uma vez que o sistema não está totalmente concluído.
A máquina em questão pertence a uma empresa contratada pela prefeitura para realizar o desassoreamento. A equipe da Black Engenharia alega que não foi comunicada sobre o acesso dela até a calha do ribeirão, já que no local estava instalada parte da nova canalização.
Questionada pelo Jornal da Manhã se não percebeu a movimentação de máquinas próximo ao Ribeirão Paciência, a Black informou que as equipes estão concentradas na praça Torquato de Almeida, para finalizar a instalação da rede, por isso, não viram e nem sabem a data em que o problema ocorreu.
Ainda segundo informações obtidas pelo JM, os tubos não estavam totalmente cobertos, portanto, para acessar o local, era necessário cobrir o material com, pelo menos, 60 centímetros de terra, o que não foi feito.
A Black Engenharia já retirou os 10 tubos danificados e agora terá de fazer a reparação. A empresa utilizará parte dos materiais programados para a praça Torquato de Almeida, mas ainda faltarão três tubos. O pedido já foi feito à fornecedora, mas, até o momento, não há previsão de quando eles serão entregues.
A empresa lamentou o ocorrido e admitiu que ele poderá atrasar o andamento das obras em, pelo menos, uma semana. A Black planejava atravessar a praça Torquato de Almeida até o dia 20 de novembro, entregando a obra no início de dezembro.
A Secretaria de Obras informou que está ciente do problema e tomando as providências para solucioná-lo. Segundo a nota enviada ao JM, “tão logo seja identificado, o responsável pelos danos aos tubos arcará com os custos do material”.
Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Germano SantosHá 0 comentários. Comente essa notícia.