Rádio Santa Cruz - FM

CANAL CIDADÃO


Enviar Notícia

Decoração natalina requer cuidados, alerta Cemig

A proximidade das festas de fim de ano já levou muitas pessoas a investir na decoração especial da casa e das empresas. Mas uma boa parcela da população ainda se organiza para promover o espírito natalino com muitas cores e luzes. 

No primeiro momento, as famílias pensam apenas nos elementos que irão compor a árvore de natal e o presépio, mas é preciso pensar na segurança também porque é ela que vai evitar acidentes com choques elétricos. 

Escolher bem os enfeites e evitar gambiarras estão entre as principais orientações dos especialistas, principalmente da Cemig. De acordo com o engenheiro eletricista, Demétrio Aguiar, é necessário observar se os produtos eletrônicos têm boa procedência.
Demétrio também lembra que a instalação dos ornamentos luminosos nas áreas externas merece atenção redobrada, devido à exposição do vento e da chuva. Por causa disso é necessário fazer a proteção dos pontos das conexões e tomadas, além de manter uma distância de 1,5 metro da rede elétrica, nos casos de instalação de lâmpadas decorativas na fachada, muro, ou no jardim.

Ele sugere, também, que sejam adquiridos produtos próprios para exposição ao ar livre, que já tem proteção plástica, a fim de evitar choques elétricos. De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), só em 2023 foram registradas 210 mortes provocadas por choques elétricos em residências brasileiras. 

Estes acidentes ocorrem, geralmente, pela energização acidental dos equipamentos elétricos com partes metálicas externas, envelhecimento e falta de manutenção adequada dos equipamentos, ausência de aterramento elétrico adequado e outros motivos.

Foto: Lucas Nishimoto/Agência Minas






Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis