Depois de dois dias de vigência do decreto municipal, publicado pelo prefeito Elias Diniz na tarde da última sexta-feira, entra em vigor hoje o decreto estadual assinado pelo governador Romeu Zema, válido para todo o estado de Minas Gerais.
O decreto reconhece estado de calamidade pública em Minas por conta da pandemia do coronavírus. Ele terá validade de 15 dias, contados a partir desta segunda-feira, podendo até ser prorrogado em caso de necessidade.
Nesse período todos os comércios, exceto os de funcionamento essencial como farmácias e supermercados, estarão fechados. Também estão suspensos eventos onde haja potencial de aglomeração, além das aulas nas escolas estaduais, municipais e particulares.
As divisas estaduais serão fechadas para os ônibus e trens de passageiros. O governador Romeu Zema justificou essas medidas inéditas na história de Minas Gerais para restringir ao máximo a circulação de pessoas.
As restrições poderão aumentar nos próximos dias e quem infringir as determinações será punido judicialmente. Zema reconhece que as mudanças na rotina das pessoas serão muito grandes, já que elas não poderão ir às escolas, nem ao trabalho e muito menos ao comércio.
No entanto, segundo ele, são medidas de impacto para salvar vidas.
Foto: Pixabay