As castrações de cães e gatos no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) devem ser retomadas a partir de março. A informação foi confirmada ao JM por Alex da Silva, agente de endemias que trabalha no setor.
O procedimento cirúrgico nos animais está suspenso desde julho do ano passado devido à pandemia de covid-19 e à necessidade de reforma nas salas de castração, consulta e pré-consulta.
Mas as obras já estão bem adiantadas e a equipe tem recebido orientação sobre os cuidados preventivos para evitar a contaminação do novo coronavírus durante o atendimento ao público. No primeiro momento será obedecida a listagem dos cidadãos que manifestaram interesse em castrar seus animais.
Se tudo correr conforme o esperado, os agendamentos das próximas castrações começarão em 10 de março.
Com relação aos cães e gatos que vivem nas ruas, Alex da Silva disse que o CCZ está estudando alternativas para recolher os animais e fazer as castrações. Isso porque, o pós-cirurgia demanda cuidados e o Centro de Zoonoses não pode abrigar os pets.
Tão logo, o órgão encontre uma solução, os procedimentos serão retomados nos animais de rua. Até o momento, mais de duzentos cães e gatos foram castrados pelo programa para controle populacional. Mais informações sobre o projeto, pelo telefone 3231 7817 ou no CCZ de segunda à sexta, das 7h às 16h.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM