A Secretaria Municipal de Saúde finalizou a capacitação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo com servidores que atuam na Atenção Primária.
A ação faz parte de um projeto de qualificação dos profissionais para a criação de novos grupos contra o tabagismo nas unidades de saúde espalhadas pelos bairros.
Esses grupos representam um modelo de tratamento oferecido gratuitamente no SUS, cuja base consiste em uma abordagem cognitivo-comportamental do fumante.
A coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Viviane Carvalho, informou que a criação dos grupos vai fortalecer o combate ao tabagismo e atender uma demanda crescente na rede pública.
Os grupos contra o tabagismo ainda serão criados e estruturados para iniciar os atendimentos na rede de saúde. A psicóloga e coordenadora da Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Marina Saraiva, explica como a secretaria pretende abordar os fumantes nesse difícil processo de largar o vício.
Mesmo sem a criação dos novos grupos, o usuário que demonstrar interesse em parar de fumar já pode entrar em contato com a UBS mais próxima de sua casa. Depois, ele será contatado pela secretaria.