Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Combustíveis em delivery: donos de postos começam a avaliar as mudanças

11/11/2021

Os postos de combustíveis têm até maio do ano que vem para se adaptar ao conjunto de medidas que vai alterar as regras da comercialização dos produtos. A resolução já foi até publicada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

A principal mudança – pelo menos das que são obrigatórias – é a forma de divulgação dos preços.  Os postos terão que mostrar os valores com duas casas decimais nos painéis e nas bombas, e não mais em três casas, como funciona atualmente. 

Outra novidade imposta é que os estabelecimentos com bandeira terão que deixar claro para o consumidor final quando fornecerem combustível de outro distribuidor. Essa regulamentação acaba com a fidelidade à bandeira.

Mas a medida que mais chamou atenção diz respeito à comercialização de gasolina tipo C e etanol por sistema de delivery. O posto interesse neste modelo de venda deverá seguir o Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis e solicitar autorização da agência reguladora, apresentando documentos comprovando aptidão para oferecer o serviço.

Em Pará de Minas, a novidade já repercute entre os empresários do setor. Ricardo Matoso Almeida, proprietário do Posto Líber, diz que está avaliando a resolução, mas se mostra preocupado quanto a fiscalização da venda por delivery.

Ele disse que ainda não decidiu se vai investir no delivery:

Segundo a resolução publicada pela ANP, a entrega do combustível deverá ser feita no município onde o posto se encontra, sendo permitida só quando houver a venda antecipada. 
O combustível não poderá ser entregue em qualquer veículo. Para isso, o meio de transporte deverá dispor de materiais e equipamentos necessários que comprovem a boa qualidade doo produto.

O abastecimento nessa modalidade também não poderá ser feito em recipientes fora do tanque de delivery, em locais onde o piso seja semipermeável ou permeável, fechados e subterrâneos, em vias urbanas de trânsito rápido e arterial ou quando a atividade implicar no descumprimento de regras de trânsito.

Segundo a ANP, as medidas foram submetidas à consulta e audiência públicas e vêm sendo discutidas desde 2018, por ocasião da greve dos caminhoneiros. O objetivo das novas diretrizes é garantir o abastecimento e melhorar a eficiência do mercado. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis