Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Especialistas desaconselham empréstimos consignados para beneficiários do Auxílio Brasil

20/08/2022

As contratações de crédito consignado por beneficiários do Auxílio Brasil devem começar até o início de setembro. Segundo o Ministério da Cidadania, 17 instituições financeiras já foram homologadas e estão aptas à concessão do crédito. 

O empréstimo consignado é aquele em que as parcelas são descontadas de maneira automática em folha de pagamento do salário. Os beneficiários do Auxílio Brasil poderão fazer empréstimos de até 40% do valor do benefício, mediante autorização de desconto do valor da parcela dos repasses mensais. 

Mas os economistas fazem alerta sobre o risco dos consignados. Segundo eles, esses empréstimos vão comprometer ainda mais a renda das camadas socioeconômicas mais baixas porque as taxas de juros são mais altas do que as disponibilizadas para assalariados, servidores e aposentados.

As taxas médias praticadas pelos bancos variam de 20% ao ano para servidores públicos, 26,9% para os beneficiários do INSS e 36% para os assalariados. Já para os beneficiários do Auxílio Brasil, através dos consignados, será de até 78% ao ano.

A preocupação de especialistas do setor com isso é tão grande que o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) chegou a lançar uma campanha para que o empréstimo consignado para os beneficiários de programas sociais seja adiado ou revisto.

Um documento intitulado “Defesa da Integridade Econômica da População Vulnerável” pode ser assinado por pessoas físicas e jurídicas pelo site www.defesadosvulneraveis.com

A mobilização já ganhou apoio de várias entidades, entre elas a Defensoria Pública do Estado de São Paulo. O ponto de vista das entidades é que, neste momento, esse tipo de empréstimo tende a trazer ainda mais dificuldades para a população.

O raciocínio é simples: se os valores atuais são insuficientes para garantir uma vida digna, a possibilidade de comprometer até 40% do total com empréstimos condenará as famílias ainda mais à miséria.

Vale lembrar que o programa social tem valor mínimo de R$ 400, mas de agosto a dezembro deste ano o benefício será de R$ 600. 

Foto Ilustrativa: pixabay.com




Veja também



Início  191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis