Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Recomeça a mobilização pela destinação de parte do imposto de renda para entidades assistenciais

15/04/2024

A entrega da declaração do Imposto de Renda segue até o dia 31 de maio, e nesse período as instituições que desenvolvem ações voltadas às crianças, adolescentes e idosos aproveitam para conscientizar os contribuintes e as empresas sobre a importância da destinação de parte do imposto para os seus projetos.

Pela legislação brasileira, toda pessoa física pode destinar até 6% do seu Imposto de Renda devido ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e também para o Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa, sendo 3% para cada um. Já as empresas podem fazer deduções limitadas ao máximo de 1% do IR devido.

A destinação é uma forma de ajudar e incentivar os projetos sociais e culturais do município. O cidadão não paga nada a mais pela contribuição, apenas retira parte do valor que será repassado ao governo e destina para os fundos da cidade escolhida. 

Os números em Pará de Minas têm melhorado nos últimos anos. Em 2023, por exemplo, foram investidos mais de R$ 1 milhão em recursos provenientes da destinação do Imposto de Renda, segundo a Casa dos Conselhos. Aparecido Luís Araújo, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, diz que cada centavo tem sido fundamental para mudar a vida de pessoas:

Atualmente, estão sendo desenvolvidos em Pará de Minas 47 projetos com recursos do Imposto de Renda, considerando ações voltadas para crianças, adolescentes e idosos. Nos últimos dois anos, já foram contempladas cerca de cinco mil pessoas. Ao Jornal da Manhã, Aparecido Araújo citou algumas atividades voltadas para a população idosa, que estão obtendo excelentes resultados. 

Os 47 projetos em andamento têm recursos limitados, ou seja, a continuidade deles depende da contribuição popular, por isso, Aparecido reforça o pedido para que as pessoas façam a destinação de parte do imposto. 

Visando uma prestação de contas sobre os recursos destinados e, ao mesmo tempo, orientar a população sobre como direcionar parte do Imposto de Renda, o Conselho da Pessoa Idosa vai promover no dia 27 de abril a 1ª Feira do Empreendedorismo Social.

O evento acontecerá na Fapam, com apresentação dos projetos desenvolvidos e workshops para tratar da destinação. A programação completa será divulgada nos próximos dias.

Fotos: Arquivo Rádio Santa Cruz FM






Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis