Trânsito liberado e comerciantes aliviados. Este é o cenário na rua Coronel João Alves, entre a Benedito Valadares e praça Torquato de Almeida, no centro de Pará de Minas.
Depois de mais de dois meses, as obras de drenagem pluvial chegaram ao fim e o fluxo de veículos foi normalizado já neste final de semana.
Foram vários dias de angústia para quem tem comércio naquela rua. Além da falta de previsões sobre o final da obra, eles sofreram com a poeira, barro, barulho e outras consequências geradas pelo trabalho.
Fabiana Couto Sardinha, proprietária de uma lanchonete, relatou o drama vivido neste período, destacando a queda brusca de vendas.
Outro problema enfrentado por ela foi a dificuldade de reposição de estoque de mercadorias. Como o trânsito estava impedido, tinha dia que não era possível a entrega chegar na lanchonete.
A esperança, agora, é que o serviço realizado na rua Coronel João Alves seja efetivo para não gerar retrabalho. Sebastião Barbosa, que também atua na lanchonete, falou conosco.
A drenagem pluvial na rua Coronel João Alves faz parte do projeto de melhorias no sistema de captação e escoamento da água da chuva executado no centro da cidade.
Ele começou na rua Abaeté, próximo ao Colégio das Irmãs, e se estendeu pela rua Doutor Higino e praça Torquato de Almeida. Com a intervenção, a prefeitura aumentou o diâmetro da tubulação que capta a água e joga no Ribeirão Paciência.
Fotos: Renato Fernandes/Rádio Santa Cruz FM