Produtores rurais devem ficar atentos, porque a menos que haja nova prorrogação, o prazo de vacinação do rebanho contra a brucelose termina hoje. O alerta é do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que aguarda instruções da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A prorrogação da campanha se deu por causa da falta de vacina no mercado.
Os pecuaristas tiveram muita dificuldade em adquirir o imunizante, devido à queda brusca de produção nos laboratórios. Aqui mesmo, em Pará de Minas, o comércio especializado em produtos rurais não conseguiu manter um estoque grande, como era de costume. Por isso, muitos tiveram que fazer a compra em cidades da região.
A vacina é a forma mais eficiente de prevenção da brucelose, evitando problemas de saúde pública e danos à economia. A doença pode ser transmitida ao ser humano por meio do consumo de leite não pasteurizado de animais infectados.
Minas Gerais é o maior produtor de leite do Brasil, com mais de nove bilhões de litros por ano, razão pela qual o governo estadual é rigoroso com os cuidados sanitários dessa produção.
Foto: Ilustrativa Reprodução Alexas_Fotos (pixabay.com)