Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Vacinas contra a dengue sobram nas unidades de saúde

01/08/2024

A baixa adesão à vacina contra a dengue tem inquietado os profissionais da saúde em Pará de Minas. Embora o estoque das vacinas esteja abastecido, são poucos os pais e responsáveis que tem levado os filhos para os postos de vacinação. 

As doses estão disponíveis em todas as 25 salas de vacina das UBS’s e o público alvo são as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos de idade. A imunização contra a dengue é feita em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. 

No entanto, para tomar a vacina, os jovens não podem ter tido dengue nos últimos seis meses, o que pode ter prejudicado a adesão à campanha devido a epidemia da doença na cidade. Juliana Xavier Viana, coordenadora do Setor de Imunização, falou ao Jornal da Manhã:

O alerta é para os pais e responsáveis, para que procurem a unidade de saúde mais próxima e atualizem a caderneta de vacinação dos filhos. 

Ainda não há expectativa sobre o aumento da faixa etária para a aplicação das doses da vacina da dengue. Mas, de acordo com Juliana, não é algo impossível. O sistema de saúde aguarda o posicionamento do Programa Nacional de Imunização. 
O imunizante combate todos os tipos de dengue, mas não tem atuação na prevenção de outras arboviroses, como Zika e Chikungunya. 

A vacinação é apenas uma das estratégias para a redução da multiplicação do vírus da dengue, mas é importante continuar com os cuidados nos domicílios, não deixando água parada e nem dando oportunidade de o mosquito transmissor se multiplicar. 

Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis