A baixa adesão à vacina contra a dengue tem inquietado os profissionais da saúde em Pará de Minas. Embora o estoque das vacinas esteja abastecido, são poucos os pais e responsáveis que tem levado os filhos para os postos de vacinação.
As doses estão disponíveis em todas as 25 salas de vacina das UBS’s e o público alvo são as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos de idade. A imunização contra a dengue é feita em duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
No entanto, para tomar a vacina, os jovens não podem ter tido dengue nos últimos seis meses, o que pode ter prejudicado a adesão à campanha devido a epidemia da doença na cidade. Juliana Xavier Viana, coordenadora do Setor de Imunização, falou ao Jornal da Manhã:
O alerta é para os pais e responsáveis, para que procurem a unidade de saúde mais próxima e atualizem a caderneta de vacinação dos filhos.
Ainda não há expectativa sobre o aumento da faixa etária para a aplicação das doses da vacina da dengue. Mas, de acordo com Juliana, não é algo impossível. O sistema de saúde aguarda o posicionamento do Programa Nacional de Imunização. O imunizante combate todos os tipos de dengue, mas não tem atuação na prevenção de outras arboviroses, como Zika e Chikungunya.
A vacinação é apenas uma das estratégias para a redução da multiplicação do vírus da dengue, mas é importante continuar com os cuidados nos domicílios, não deixando água parada e nem dando oportunidade de o mosquito transmissor se multiplicar.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas