O problema dos animais abandonados em Pará de Minas continua preocupando autoridades, defensores e a população de forma geral. Ativistas da causa estão com seus abrigos lotados e já não conseguem mais recolher tantos desabrigados.
Como o município não conta com um local apropriado para o recolhimento deles, as castrações, vacinações e microchipagens vem sendo utilizadas para minimizar a situação, na tentativa de controlar esta população em médio e longo prazo.
E essas ações alternativas se tornaram frequentes no Centro de Controle Populacional (CCP), que funciona no bairro João Paulo II. Segundo a assistente administrativa do órgão, Júlia Rodrigues, não passa um só dia sem que os procedimentos sejam oferecidos gratuitamente no local.
A prestação de serviços é gratuita e a única despesa que o proprietário do animal tem é com a roupa cirúrgica, no caso das fêmeas, e o colar elisabetano, para os machos, além da medicação pós-operatória.
O CCP também vem sendo muito cobrado pela ausência do recolhimento de animais nas ruas. Júlia justifica o fato:
Ela também lembrou a importância da adoção responsável, por tutores que entendam a importância de tratar bem e garantir a segurança e a saúde dos pets. Nunca é demais lembrar que o abandono dos pets é considerado crime de ‘maus-tratos’, com pena de prisão e multa.