Quem foi à Prefeitura de Pará de Minas ontem levou um susto com o grande número de pessoas que aguardavam atendimento na Secretaria de Gestão Fazendária. Mesmo com a distribuição de senhas, as filas se prolongaram até a parte externa do prédio. E o motivo era o prazo final para a quitação de impostos municipais atrasados, referentes aos anos de 2019, 2020 e 2021.
Conforme o JM antecipou, a Prefeitura enviou aos contribuintes uma carta, informando sobre os débitos, inclusive com um boleto para facilitar a quitação dos atrasados à vista, e oferecendo como alternativa o parcelamento em até 36 vezes. A iniciativa seguiu determinação do Conselho Nacional de Justiça, com o intuito de evitar que as dívidas fossem executadas judicialmente.
Ontem o expediente na Fazenda foi intenso. Muitas pessoas foram até a repartição para quitar os atrasados, outros para tirar dúvidas quanto à cobrança dos tributos. Mas a maior procura foi mesmo pelos parcelamentos, diluindo o valor cobrado para o pagamento nos próximos meses. Mas o que não faltou mesmo foram reclamações:
De acordo com o secretário de Gestão Fazendária, José Leonardo Martins Pinto, o dia 31 era apenas a data final estipulada para o pagamento do boleto que foi enviado aos contribuintes. Isso quer dizer que eles podem continuar buscando a secretaria para renegociar as dívidas, solicitando novo boleto com valores atualizados.
No final da tarde a falta de energia no prédio da prefeitura deixou os contribuintes mais irritados. Até que o sistema fosse reestabelecido, muitas pessoas permaneceram na fila reclamando da demora. Apesar dos entraves, todos que receberam a senha foram atendidos pela equipe da Gestão Fazendária.