A Prefeitura de Pará de Minas anunciou o credenciamento do projeto de drenagem pluvial para as ruas Inocêncio III e Cardeal Hugolino, no bairro São Francisco, no edital aberto pelo Governo de Minas para execução de investimentos com recursos advindos do acordo judicial firmado entre o Ministério Público, o Estado e a mineradora Vale.
De acordo com o prefeito Elias Diniz, a obra será viabilizada no município em reparação aos prejuízos causados pelo rompimento da barragem de Brumadinho. O município receberá até R$ 16 milhões para a execução das obras relativas à drenagem e saneamento básico nas zonas urbana e rural.
Falando ao Jornal da Manhã, Elias apresentou detalhes sobre o credenciamento e o processo licitatório. A execução das obras está prevista para 2025.
Analisando o edital, o prefeito percebeu a possibilidade de incluir obras de saneamento para os bairros Castelo Branco, Grão Prá, Padre Libério, além da comunidade de Barro Preto e de outros distritos e povoados. Quando às obras credenciadas, Elias lembra que o objetivo do trabalho é realmente dar direcionamento do recurso que será aplicado:
O edital para a execução do Programa de Universalização do Saneamento Básico nos municípios da Bacia do Paraopeba foi lançado pelo Governador Romeu Zema na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.