A Cidade Ozanam parou ontem para comemorar os 118 anos do homem mais velho de Pará de Minas e possivelmente um dos mais idosos do mundo.
Seu Levino da Costa de Jesus nasceu em 6 de maio de 1.907, na comunidade de Ascensão. De lá, se mudou com a família para a comunidade de Gameleira, zona rural de Florestal, e também viveu na cidade de Florestal até completar 100 anos.
Depois disso passou a morar na Cidade Ozanam, onde recebe toda atenção e cuidado dos funcionários e voluntários da obra social. A festa dos 118 anos teve bolo, salgadinhos, refrigerante, forró e a visita de pessoas ilustres, entre elas o prefeito Inácio Franco, que elogiou o trabalho realizado com os idosos e lembrou que conheceu o aniversariante há muitos anos.
Um sobrinho de Seu Levino, João Brás Rodrigues, também marcou presença e garantiu que mantém uma frequência de visitas ao idoso, com quem gosta muito de conversar e relembrar o passado.
Quem também comemorou a data com muita alegria foi José Raimundo da Silva, funcionário da Cidade Ozanam, responsável por cuidar de Seu Levino. Em conversa com o JM, ele contou um pouco sobre o dia a dia do idoso e da forma carinhosa com que ele se relaciona com toda a equipe do asilo.
Com 118 anos Seu Levino pode ser a pessoa viva mais velha do mundo, mas ainda não conseguiu esse status oficialmente. O posto de pessoa mais velha, de acordo com a revista Forbes, é ocupado por Inah Canabarro Lucas, uma freira brasileira, que completou 116 anos.
Mas o que aconteceu para que o paraminense não recebesse o título reconhecido pelo livro dos recordes? Quem responde esta questão é a assistente social da Cidade Ozanam, Marisa Melo Porto.
Ela disse que já existe um processo em andamento, mas a falta de evidências impede o avanço do registro.
Marisa ainda não perdeu a esperança e continua à procura de novas evidências fotográficas de envelhecimento de Seu Levino, para que o processo tenha continuidade.
Fotos: Cidade Ozanan