Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Religiosos esperam postura humilde do Papa Leão XIV

10/05/2025

A escolha do novo Papa segue entre os assuntos mais comentados em todo mundo. Leão XIV assumiu a liderança da Igreja Católica na tarde da última quinta-feira, depois de seu nome ser apontado no segundo dia de votações no Conclave, realizado no Vaticano.

Desde então o papa americano já fez saudações aos católicos de todo o mundo, homenageou os fieis do Peru, onde trabalhou por muitos anos e pediu Paz ao Mundo.

Agora o sumo pontífice se prepara para assumir a agenda recheada de celebrações religiosas, encontros diplomáticos e eventos do ano do Jubileu, muitos dos quais foram organizados pelo seu antecessor, Francisco.

O primeiro compromisso de Leão acontece hoje, quando ele se encontra com os Cardeais de várias partes do mundo. E amanhã é esperado que o novo papa presida a celebração dominical na Praça de São Pedro. 

Nas paróquias espalhadas pelo mundo, a eleição do papa também segue rendendo muito assunto. Muitos sacerdotes debatem sobre qual deverá ser a postura de Leão diante de assuntos polêmicos, sobretudo temas políticos.

E há também os que façam uma análise simbólica deste papado, a partir das primeiras escolhas do pontífice. É o caso do Padre Júlio Lancellotti, muito conhecido pelo seu trabalho junto às populações mais carentes em São Paulo. 

Em entrevista para diversos veículos de comunicação o sacerdote afirmou que os primeiros gestos de Leão XIV o tornam muito próximo de seu antecessor, o Papa Francisco. 

Ele começa fazendo uma relação à escolha do nome que, apesar de trazer uma referência à postura do Papa Leão XIII, também remete ao frei Leão, que foi um fiel seguidor de Francisco de Assis. Segundo Lancellotti, Frei Leão era o secretário do 'Pobrezinho de Assis', e juntos viveram toda a história da 'perfeita alegria'. 

O sacerdote também chamou atenção para a opção do Papa Leão, que assim como Francisco, usou sapatos pretos, comuns, no momento do anuncio na sacada da Basílica de São Pedro, ao invés dos tradicionais ‘múleos’, os sapatos vermelhos tradicionalmente usados pelos papas, cuja origem histórica está nos patrícios e senadores romanos na Antiguidade Clássica.

Com este ato, Padre Júlio Lancellotti entende, que o novo papa deve adotar uma postura de humildade, sem grandes pompas, e mais próximo dos fiéis, como exemplo de pastor que caminha junto de suas ovelhas.

Nas redes sociais têm circulado diversas fotos que revelam toda esta simplicidade do Papa, através de um comportamento de proximidade com os fieis. 

Numa destas postagens, uma foto de 2004, o ainda cardeal Robert Francis Prevost, aparece na festa dos 70 anos do Colégio Santo Agostinho, em Belo Horizonte, quando confraterniza tomando uma taça de cerveja e comendo o tradicional frango com quiabo junto dos convidados. 

Foto: Vatican News



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis