Quem só conhece o Maio Amarelo como sendo o mês de mobilização nacional em favor do trânsito seguro, precisa aprender também que essa cor tem outra finalidade nobre.
O Maio Amarelo também é considerado o mês de conscientização sobre prevenção e diagnóstico de doenças renais em cães e gatos. Desde o dia primeiro que várias instituições e veterinários têm reforçado a importância dos cuidados com a saúde dos rins dos pets.
O alerta para os tutores é sobre os principais sintomas, fatores de risco e a relevância dos exames de rotina. A iniciativa visa promover o bem-estar animal e reduzir os índices de complicações renais, que são silenciosas e muitas vezes identificadas tarde demais.
Entre os principais sinais e sintomas que devem ser observados estão o aumento do consumo de água, aumento na frequência e volume urinário, perda de apetite e de peso, vômitos, mau hálito, fraqueza e pelagem opaca.
Esses sinais tendem a se manifestar de forma gradual e, muitas vezes, indicam comprometimento avançado dos rins. E entre as causas mais comuns das doenças renais nos pets está o envelhecimento natural, infecções bacterianas, doenças autoimunes, doenças infecciosas e hipertensão.
A veterinária Clara Mendes aconselha os tutores a ficarem sempre atentos ao comportamento de seus animais e, principalmente, às mudanças de comportamento:
Outro aspecto importante que deve ser bem avaliado são as implicações e responsabilidades do tutor a partir do momento da adoção. Pet não é brinquedo:
Foto: Reprodução (pexels.com)