O vacimóvel de Pará de Minas voltou a entrar em ação de forma itinerante, para agilizar a imunização dos trabalhadores que não disponibilizam de tempo para procurar as unidades de saúde.
Na manhã de ontem, ele foi instalado no pátio da prefeitura, atendendo mais de cem pessoas no período de 8h às 11h, entre servidores públicos e populares em geral.
Muita gente também aproveitou para atualizar as doses pendentes no cartão de vacina, além de garantir a vacinação contra a influenza, como foi o caso do prefeito Inácio Franco.
A expectativa da coordenadora do Setor de Imunização, Juliana Viana, é que o vacimóvel acelere a campanha na cidade. Não é por medo ou falta de confiança que as pessoas têm se mantido longe das salas de vacinação.
Segundo Juliana, o grande problema mesmo está na falta de tempo dos trabalhadores para procurar uma Unidade Básica de Saúde.
GRAVAÇÃO: ( 00158 )
Entre as pessoas que aproveitaram a oportunidade estão Loreny de Oliveira Silva e Frederico Mendes Amaral:
GRAVAÇÃO: ( 00157 )
A presença do vacimóvel no centro da cidade é para complementar as ações do Dia D de imunização contra a gripe, realizado em 10 de maio, quando aproximadamente 3 mil pessoas compareceram aos postos para vacinação.
Esse número mantém a meta de imunização longe de ser alcançada. Do público alvo esperado, num total de 29 mil pessoas, só foram vacinadas 23 mil.
GRAVAÇÃO: ( 00159 )
O vacimóvel também vai às escolas, empresas e serviços públicos. Pará de Minas também conta com 24 salas de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30. Já nas UBS’s Nossa Senhora da Piedade (antiga Policlínica) e nos bairros Providência e Walter Martins, o horário é estendido e vai até as 19h30.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e @prefeituraparademinas