A reimplantação do orçamento participativo em Pará de Minas, proposta defendida pela gestão Inácio Franco, vai ficar mesmo para 2026. A informação foi dada ao Jornal da Manhã pelo vice-prefeito Luiz Lima.
A expectativa é que esse modelo de definição de parte da aplicação do orçamento municipal fosse adotado já neste ano, com reuniões que deveriam ser realizadas a partir de maio.
Como surgiram as discussões em torno do projeto da emenda impositiva, a prefeitura freou a caminhada alegando que as duas medidas seriam incompatíveis.
Recentemente o projeto da emenda impositiva foi arquivado e com isso a prefeitura poderia dar andamento ao orçamento participativo, o que não aconteceu devido a duas situações.
A primeira delas se refere à falta de tempo hábil para as reuniões em todos os bairros:
O segundo motivo do adiamento da aplicação do orçamento municipal, segundo Luiz Lima, é a perspectiva de mudança de cadeiras na Câmara Municipal:
O orçamento participativo, conforme o nome diz, é uma ferramenta de gestão pública, onde os moradores dos bairros indicam suas prioridades de investimentos.