Pioneira na implantação do sistema biométrico para identificação dos eleitores, a Comarca de Pará de Minas já tem registrados os dados de mais de 90% das pessoas com títulos emitidos no município.
Já faz alguns anos que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais vem se empenhando no desenvolvimento da biometria, para que todos os eleitores mineiros sejam cadastrados no sistema.
O Cartório Eleitoral de Pará de Minas acompanha este movimento. De acordo com o responsável pelo setor, Moisés Januário da Silva Almeida, poucos são os que ainda não compareceram para registrar os dados por aqui. Moisés reforça a importância da biometria, e convoca os eleitores para essa coleta:
O responsável pelo Cartório Eleitoral também convida os jovens e as pessoas que ainda estão com alguma pendência para regularizar a situação.
O Cartório Eleitoral de Pará de Minas fica na rua Francisco Sales, número 8, no centro da cidade. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 12h às 17h. Mas nesse período que antecede as eleições suplementares de São José da Varginha, ele está funcionando ininterruptamente.
Biometria eleitoral sem data para terminar
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais informou que cerca de 5 milhões de eleitores ainda não fizeram o cadastro biométrico e esse número representa quase 30% do eleitorado. Em contrapartida, 11 milhões de pessoas já tiveram a digital coletada.
O cadastramento biométrico no estado começou em 2009 e 259 municípios já concluíram o procedimento. Nas outras 594 cidades, o cadastramento ainda é feito sem prazo para o comparecimento do eleitor.
O TRE está realizando uma campanha para incentivar os eleitores a cadastrarem a biometria. A campanha conta com publicações em redes sociais, spots para rádio e material gráfico para uso das zonas eleitorais em ações de divulgação no interior do estado. Em breve também serão produzidos vídeos para veiculação na tv.
Fotos: Ronni Anderson e Arquivo Jornalismo/Rádio Santa Cruz FM