Nesta época do ano, o comportamento do consumidor também apresenta muitas mudanças na hora de montar o prato, com as saladas cedendo espaço às comidas mais quentes e típicas da época.
Mesmo assim, ingredientes muito consumidos no verão não perdem o status, pela utilização no preparo de caldos e outras receitas. Couve, salsinha, cebolinha e batata, por exemplo, estão entre os mais procurados.
Agora a surpresa desse inverno tem sido a presença frequente do chuchu, que vem sendo muito usado como complemento de sopas e refogados, segundo comentou conosco Luana Letícia de Menezes, funcionária do sacolão ABC Plus:
Luana Letícia
Outro fenômeno observado pelos hortifrutis nesse período foi o estouro nas vendas do morango, graças à febre do morango do amor. A fruta teve a venda praticamente triplicada, por causa do doce que virou sensação entre os consumidores:
Luana Letícia
Com menor incidência de chuvas e clima mais seco, o inverno acaba sendo um bom período para o cultivo de hortaliças como alface, couve e brócolis, o que contribui para uma oferta de maior qualidade e, muitas vezes, preços mais acessíveis.
No entanto, como aponta a experiência dos comerciantes, é preciso que os consumidores redescubram o valor desses alimentos também nas estações mais frias, buscando alternativas criativas e nutritivas para manter uma alimentação equilibrada o ano todo.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa reprodução jobertjamis23 (pixabay.com)