A Justiça Eleitoral do Brasil tem se empenhado em debater propostas que possam atender melhor aos eleitores, sobretudo no que diz respeito à coleta de dados biométricos.
Em algumas regiões do país, estão acontecendo reuniões nesse sentido, a fim de aumentar o número de eleitores cadastrados. Na Paraíba, por exemplo, o chamamento chega por mensagens de WhatsApp, para comparecimento aos cartórios.
Como Pará de Minas foi uma das pioneiras na implantação do sistema biométrico, já com mais de 90% de eleitores com dados cadastrados, a expectativa do Cartório Eleitoral é de completar os 100% em breve.
É que o órgão vem reforçando as campanhas de conscientização a fim de atrair os faltosos, sobretudo os mais idosos e aqueles que foram inscritos durante a pandemia de covid-19.
O chefe da repartição, Moisés Januário, volta a destacar a importância da biometria.
O procedimento é simples e rápido, podendo ser realizado em, no máximo, 15 minutos. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. O Cartório Eleitoral de Pará de Minas também é responsável pelo eleitorado dos municípios de Pequi, São José da Varginha e Onça de Pitangui.
Lembrando que, nesse fim de semana, o Cartório Eleitoral da Comarca está realizando uma força-tarefa em Pequi, para o cadastramento biométrico dos eleitores daquela cidade.
O atendimento será realizado na sede da Câmara Municipal, tanto hoje como amanhã, das 9h às 17h. O plantão terá continuidade no próximo fim de semana também, nos dias 6 e 7 de setembro.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM